websites e a experiência dos utilizadores

 Uma experiência positiva num website é desejável  porque pode a partida garantir dois comportamentos, como visita mais frequente ao site e continuidade de visitas.  E se tratar de um website destinada a venda de um produto ou serviço, pode  fazer com que estimule mais a intenção de compra.

Antes de começarmos a descortinar sobre alguns aspecto crucial que se devi ter em conta, a quando da  criação de um website, vamos em primeiro lugar saber o que é um website.

Website ou Site é uma página ou agrupamento de páginas relacionadas entre si, acessíveis na Internet através de um determinado endereço. existem vários tipos de sites como, os institucionais, pessoais, comunitários etc, dos quais o seu sucesso ou insucesso dependem da maneira como o mesmo está estruturada. Por de trás de um site está um webdesigner, ou seja, o profissional que concebe o website.

Nesse sentido, necessário se torna salientar alguns factores que têm impacto ao nível do website dos quais:

  • Desing e atmosfera do website;
  • consistência;
  • Interactividade;
  • Usabilidade;
  • Segurança;

Atmosfera  do website  está ligado com uma dimensão estética, tem a ver com o apelo visual do website:

  • Espaço em branco;
  • Forma;
  • Lay out;
  • Simetria;
  • Cor;

Espaço em branco por exemplo, diz respeito ao espaço vazios entre os vários elementos do design.Esses espaço são usados para ajudar a separar ou agrupar elementos. Que quando não é bem utilizado da um mão  aspecto ao site.

Outros dos aspecto considerados importante dentro da atmosfera do website é a questão da cor.Porquê  que a cor é importante? Primeiro, porque nos facilita na leitura, cria pontos focais no website, na medida em que se  pode hierarquizar a informação, usando cores diferente pode até a um certo ponto, possibilitar a distinção entre a informação mais importante das menos importante. É importante salientar de que a cor de que falo é tanto a cor do fundo do website como as outras cores presentes no site.

A navegação tem a ver com a mobilidade dentro do site, posso assim dizer.A navegação devi ser clara e sequencial, sem confundir o utilizador. Devi igualmente dar opção ao utilizador e permitir que os utilizadores situarem-se no website, assim como avançarem e retrocederem quando quiser.

Como já é do conhecimento do leitor, sobre a regra dos 3 cliques do rato, que é uma das maneiras de avaliar a navegação de um website, ou seja, com apenas 3 cliques o utilizador devi chegar a informação que deseja no bom site.

A pesar de em termos de conteúdo estes sites serem ricos, ou seja, dentro de cada categorias, existem informação disponível ao utilizador. Mas em termos de atmosfera, mas concretamente a cor utilizada, o designer, o plano, as imagens  e tipos de imagens e video, no fundo, a  forma como as coisas estão colocadas no site, se quiser o layout do site. Estes dois site que de seguida apresento carecem de melhorias.

Nos dois casos, parece que não foram desenhados para ser usados numa plataforma como dos computadores.

1ª Imagem. – Site do Banco Bic (www.bancobic.pt)

banco bic

2ª Imagem. Site da Vimeca-Empresa de transporte público (www.vimeca.pt)

vimeca

 Dentre estas e muitas outras características leva-nos a avaliar positivamente ou negativamente as nossas experiências num determinado site. Como por exemplo,interactividade, ou seja, a possibilidade de o utilizador modificar, introduzir e partilhar informações no site. o browsers utilizado, informações sobre a empresa ou instituição em causa, a possibilidade de fazer download e upload no website.

Nesta ordem de ideias, leva-me a classificar o site da EDP, como um bom site. Uma vez que neste sitio, os utilizadores tem a informação com eficiência e eficácia, sendo que a satisfação ao navegar neste site, é garantido pela disponibilidade de todas essas particularidades atrás abordadas.

3ª Imagem. Site da EDP (www.edp.pt)

edp 2

Os websites são um facilitador de informação e permite a proximidade entre o utilizador/cliente e a  organização. Sendo um canal alternativo para algumas empresas na comercialização dos seus serviços ou na disponibilização de informação por parte de uma organização publico-privada ao seus público.

Nesse sentido, o investimento num website devi ser levado em conta pelas organização ou pessoa, que pretenda envolver os seus seguidores.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s