My Canvas PR Model

             Num mundo em constante confronto, torna-se importante implementar estratégias que nos permitem ultrapassar os desafios.  E na definição da estratégia podemos apontar alguns aspecto importantes, como a necessidade de segmentar o mercado, permitindo saber por exemplo, que produto o público procura, como poderei acrescentar valor a um possível produto/serviço já existente.

         No contexto de gestão de relação é importante  questionar acerca do tipo de comunicação que o meu público carece, desenvolvendo assim da melhor forma minha organização. Será que faz falta um investimento no Social Media? Será que abrindo uma conta da Fã Page da minha organização no twitter estarei a resposta a um  público bastante activo? São essas as questões que temos de fazer a nos próprios.

          Como é de conhecimento de todos, o ambiente empresarial é de uma elevada turbulência fruto de elevados números de competidores. Este confronto, leva as empresas que nela actuam a desenvolveram atitudes, princípios, regras, conceitos, pegadas e sobretudo, criarem valores que lhes tornem únicas perante as demais.

         Ora, falar desses conceitos é falar de estratégias, a única ferramenta que dá às empresas a possibilidade de vincar diante da concorrência. Na medida em que não podemos confundir uma táctica com uma estratégia.  “Eficácia operacional, embora necessária para um desempenho superior, não é suficiente, porque as suas técnicas são fáceis de imitar. Em contraste, a essência da estratégia é escolher uma posição única e valiosa enraizada em sistemas de actividades que são muito mais difíceis de igualar” como argumenta Michael Porter.

          Nesta tentativa de encontrar um caminho único que nos distingue dos demais jogadores surge o Business Model Canvas (BMC) ou simplismente Canva, criado pelo Alexander Oesterwalder, tendo como objectivo desenvolver estratégias, que permitem às organizações criar  negócios ou  produtos com valor acrescido em relação às que já existem no mercado. BMC é constituído por 9 importantes blocos que representam os elementos fundamentais que compõem o modelo e que  são passiveis de adaptar em diferentes tipos de negócio. Dentre esses elementos, como proposta de valor, segmentos de cliente, principais actividades  e entre outros como na imagem apresenta.

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