Caderno de Investigação. Best resource to avoid pitfalls.

O que é investigar?

A investigação surgi sempre na necessidade de obter alguma resposta.

Investigar é ir atrás dos factos . Investigação  também pode ser definido como o acto de rever conclusões aceites à luz de factos novos. Esta última definição da investigação é importante para demonstrar o seu carácter sistemático, por outras palavras, uma nova descoberta pode sempre por em causa uma verdade aceite.

“The most powerfull tools available to the applied practitioner”

(Edward Robinson, 1969)

Resultado de imagem para investigação

Na realização de uma  investigação deve-se ter em conta as fontes de informação. Na medida em que essas fontes podem nos guiar para um caminho errado daquilo que seria a nossa intenção. Sendo importante salientar que em determinadas investigações, toda e qualquer informação é importante  para tomada de decisão.

Em Relações Públicas, no seu plano de comunicação em 4 etapas, por exemplo, a primeira etapa, a Investigação tem um importante valor, neste processo, uma vez que uma investigação mal desencadeada poderá repercutir na ineficácia  do plano de comunicação. Visto que todas outras etapas do plano dependem desta primeira fase do plano.

“A investigação permite fazer o diagnostico da situação e formular o problema”

(Vanessa Rolim e tal, 2011)

Existem, nos nosso dias, algumas ferramentas que nos podem auxiliar na obtenção e ou rasteio de informação. Dentre eles posso destacar o Modelo SWOT*desenvolvida na escola Stanford nos anos 70, passou desde então a ser obrigatória dentro das cadeiras de ensino de planeamento estratégico das escolas de negócios.

 Este modelo tem como objectivo elaborar uma analise interna da organização de forma a conhecer as fraquezas e forças bem como, ao nível externo conhecer as oportunidades e ameaças às organizações.

E o Modelo PEST/ PESTAL* utilizado para analisar  a envolvente externa à organização. Também utilizado no planeamento estratégico das organizações. A investigação é feita a nível Político, Económico, Socialcultural , Tecnológico, Ambiental e Legal.

1*- http://www.sobreadministracao.com/matriz-swot-analise-guia-completo/

2*- http://www.marketingteacher.com/analise-pest/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s